Tuesday, March 27, 2007


Palavras são vibrações



ELAS TEM PODER



A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades.

1) CUIDADO com a palavra NÃO.
A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você pensou.
Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.


2) CUIDADO com a palavra MAS, que nega tudo o que vem antes. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...".
Substitua o MAS por E, quando indicado.


3) CUIDADO com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite tentar... FAÇA.


4) CUIDADO as expressões NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal.
Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.


5) CUIDADO com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida.
Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.


6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente.
Por exemplo: "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."


7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo.
Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".


8) Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".


9) Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.


10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.


Autor:
Dr.Jairo Mancilha, Ph.D/ neurolinguistica, cardiologista e Psiquia

Monday, March 19, 2007


Tenho 164 amigos! Ricardo Boessio dos Santos - Publicado em 14.01.05


Espero que você tenha ficado tão impressionado (a) quanto eu fiquei ao ouvir a afirmação que empresto para ser o título deste artigo. Essa frase eu ouvi de uma estudante de Educação Física que estava usando um computador ao lado do meu.

Ela virou-se para uma amiga que estava ao seu lado e fez essa afirmação com sorriso nos lábios que estampava sua clara satisfação em dizer em alto e bom som que tinha essa quantidade de amigos.

Uma frase dessas não poderia me passar incólume, pois eu achei estapafúrdia. Como assim 164 amigos? Como é que alguém pode ter uma quantidade dessas de amigos, como ela conseguiu isso? Será que ela é uma pessoa tão especial assim, ou será que cada vez mais o ser humano está relegando a um plano superficial as suas emoções e as suas relações com os outros? Será que o significado de amizade é mais um que se tornou raso, ou até vazio? Como já disse o psicanalista Jurandir Freire Costa "Até agora, o amor era um ideal de auto-realização afetiva que acenava para um tipo de felicidade no qual o êxtase da dissolução no outro era compatível com a consciência da individualização do desejo.

Atualmente, o amor vem sendo desidealizado. Estamos, pouco a pouco, aceitando que a experiência amorosa é fugaz e seu destino é a provisoriedade".

Também do psicanalista vem outra reflexão, retirada do livro “Sem fraude, nem favor”: "O amor deixou de ser puro momento de encanto para se tornar uma corvéia.

Quando é bom não dura, e quando dura já não entusiasma mais".

A afirmação da aluna foi desferida após vislumbrar o seu espaço no Orkut (para quem não conhece: trata-se de uma rede de relacionamentos e comunidades na internet).

Ao saber disso cheguei a conclusão de que tratava-se de uma superficialização do significado da amizade. Mais uma emoção que jogamos a um plano menor, que fazemos com que perca sua profundidade. Não bastava o amor já ter se tornado um sentimento banal, comum, simples, corriqueiro? Hoje em dia você pode ver casais que mal se conhecem dizendo que se amam. Um dia, dois dias e pronto, lá vem a frase: eu te amo! Frase vazia, morna, fria como se dissesse “vou ver TV”.Ninguém está afirmando que o amor não pode acontecer em pouco tempo, ou que uma amizade não pode ser encontrada na internet. De forma alguma eu diria algo tão irresponsável. Só estou afirmando que, hoje em dia, para muitos tudo é amizade, amor.

Esses dois sentimentos são indissociáveis, na minha humilde opinião, porque acredito que amizade é uma forma de amor. Amor em um outro nível, mas é amor. Por isso não consigo conceber afirmações como a que foi feita.

Posso estar muito enganado, mas amigo não é alguém que você somente cumprimenta, alguém que você somente diz um "olá". É isso também, mas não é só isso. Não é somente alguém que trabalha na mesma empresa que você, que estuda na mesma sala que você, que mora no mesmo prédio que você. É mais do que isso. Muito menos é somente alguém que entra na sua comunidade no Orkut. É muito mais do que isso. Neste momento quero descrever algumas cenas da vida que presenciei, ou que me foram contadas pelos atores principais.


Cena 1

Um colega de sala da universidade, após começar a falar sobre uma amiga minha e ser interpelado por mim, disse algo como:- Não adianta, a Fulana (não quero mencionar o nome) é queridinha sua. Você sempre vai defendê-la. Tem algo que eu penso e naquele momento não expressei, mas me veio à cabeça logo. Claro que vou defendê-la, e farei isso sempre. Isso é a amizade. Você não permite que ninguém fale mal de quem você gosta. Mal sabia ele que, assim como com ela e com outros (as) amigos (as), também já o defendi...


Cena 2

A situação econômica de uma pessoa era terrível. Momentaneamente sem trabalho, ele estava passando por dificuldades enormes para manter-se e para manter a pensão para seus filhos. Faltava até comida na geladeira. Certo dia ele recebeu um telefonema de um amigo, que tinha, mais ou menos, o seguinte conteúdo: - Fulano, você vai estar em casa às “X” (não lembro a hora e nem sei se me foi dita) horas? Eu e o Beltrano vamos passar aí.Quando o autor do telefonema e o Beltrano chegaram trouxeram com eles sacolas de compras do supermercado. Essa história me contada por quem estava passando necessidades que, agora muito bem estabilizado profissionalmente, é muito grato pelo que fizeram.


Cena 3

Noite de réveillon. Virada do ano passado (2004) para este ano de 2005. Em meio à alegria das comemorações entre amigos estava patente no olhar e nas ações que um deles estava feliz, porém não tanto quanto poderia (ou queria). Motivo: estava (verbo no passado porque já aconteceu) de transferência marcada poucos dias depois do reveillon para Recife (PE) por causa de trabalho. Vai ter um crescimento profissional, vai ter uma grande melhora financeira. E porque não estaria feliz? Simples, todos os seus amigos ficaram em São Paulo e a dor da separação e da falta do convívio diário com alguns, ocasional com outros, deixará um vácuo em sua vida. Ninguém deixará de ser seu amigo, mas a falta deste convívio não é fácil.Impossível segurar o sentimento, como ficou evidente no início do seu discurso. A voz já não conseguia sair normalmente, o sentimento precisou de poucos segundos para manifestar-se em forma de lágrimas, e o pranto se fez, deixando claramente à mostra o que já era difícil de esconder: a tristeza da separação.Essa história eu presenciei.


O que eu quero dizer com estas histórias?Simples. Quantas das pessoas que você conhece e diz serem seus (suas) amigos (as) te defenderiam quando alguém falasse alguma coisa sobre você? Quantas você defenderia? Quantas pessoas chegariam à sua casa e te trariam um alento (seja de qual forma for: financeiro, material, espiritual, sentimental) em um momento de dificuldade?

A quantas você levaria este alento? Quantas pessoas viriam às lágrimas por serem obrigadas a perder o convívio com você? Por quantas você choraria convulsivamente?Como já disse o psicanalista Contardo Calligaris “Trate como íntimo só quem poderia sem riscos lhe devolver a mesma cordialidade”.

O escritor tcheco Milan Kundera escreveu que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Para ele toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.
Adquirindo produtos no Submarino você ajuda a manter o Duplipensar.net no ar. Fernando Pessoa lamentou a falta de amigos (e de amor) dizendo que isso traz uma negra e fria solidão. Willian Shakespeare disse em um dos seus textos que você “aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo apesar de longas distâncias. E que o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitem escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer alguma coisa, ou nada, e ter bons momentos juntos”.O grande escritor inglês Shakespeare também disse que, algumas vezes, tudo o que você necessita é de uma mão para segurar e um coração para te entender.

Poderia ficar uma eternidade aqui fazendo citações de escritores, poetas, filósofos, artistas, ou pessoas comuns sobre a amizade, sobre sua importância para a nossa vida, sobre a profundidade que esta possui. Não é isso que eu quero, senão poderia incorrer no mesmo erro e acabar por tornar frívolo o que desejo expressar. O que realmente desejo não é ficar parafraseando essas pessoas, outrossim, é clamar para que todos revejam suas relações com as outras pessoas. Quem você considera seu amigo (a) é realmente uma pessoa amiga ou só alguém que você sabe que existe?A amizade pode nascer das formas mais estranhas, dos jeitos mais engraçados. Tenho amigos que fui conhecendo aos poucos por meios de conversas instigantes. Tenho amigos que conheci melhor após homéricas discussões. Tenho amizades que nasceram de uma total antipatia inicial um pelo outro. Só que a todos considero amigos. Chega de superficialidade! Chega de transformar alguns sentimentos em coisas banais! Chega de dizer “eu te amo” como quem diz “oi” para pessoas que são inteiramente desconhecidas!Eu recebo algumas correntes de e-mails sobre como a amizade é linda, que eu deveria ficar feliz por ter recebido aquele e-mail e deveria passar para “não-sei-lá-quantas” pessoas, inclusive devolver para quem enviou para mim. Só que muitas vezes eu nem conheço quem me enviou o e-mail!Ou será que tudo isso que escrevi é uma grande bobagem e eu é que não sei qual é o valor de uma amizade e estou me prendendo demais a algo que só existe na minha cabeça?Tennessee Williams disse certa vez que ninguém vale nada enquanto não foi amado. Ele que me desculpe, mas também não vale nada quem não amou de verdade. Pouco me importa ter cem “amizades” taciturnas.É mais válida uma única amizade verdadeira. Não quero ter cinqüenta “amizades” tartufas. Para mim, vale mais uma única amizade sincera. Tão pouco desejo trinta “amizades” tacanhas. Basta uma única amizade generosa. Amizade real, honesta, genuína, autêntica, legítima. Acima de tudo verídica.

Quero dedicar este texto aos meus amigos e minhas amigas. Poucos em quantidade, muitos em qualidade. Um círculo de amigos pequeno em número, mas grandes em veracidade.

Thursday, March 15, 2007


A vida te impõe atitudes,que muitas vezes recriminava nos outros; a vida nos cobra decisões que no momento não estamos maduros para fazer escolhas; a vida te dá o retorno em conseqüência dos caminhos escolhidos e geralmente, não satisfatório para o momento; a vida te deixa livre, mas sempre chega uma hora que ela dita as regras e ai de você se não seguir elas.

A vida nós força a mergulhar nos seus próprios mistérios e só o amigo tempo para nos fazer entender a verdadeira razão de viver.

Uma coisa é certa, nada fica sem resposta!

Tuesday, March 13, 2007


"Posso ter defeitos, ter feito coisas da qual não me orgulho, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".


É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."

Monday, March 12, 2007


1 Year babe!!!
Hope we have much more 2 come!!!
Te amo