Wednesday, October 26, 2005

Saudade

Ontem fez 8 anos q meu avô, pai do meu pai faleceu.
Vovô Lourenço foi um homem de muito carisma, muita bondade e muita inteligência, sempre ajudou os mais necessitados e sempre foi uma pessoa muito apegada a sua familia, uma grande perda que nos deixou muita saudade e tb muitas lembranças.
Lembranças que pra sempre ficarão guardadas em nossa mente e nosso coração.

Vovô e Tia Miriam
2 anjos no céu, q vossas luzes nunca se apague.

Deixo aqui um texto escrito pelo meu tio Mourão...

JOSÉ LOURENÇO DE ARAÚJO MOURÃO

“Um homem de bem”

Por Domingos Mourão Neto

Considerado um dos mais respeitáveis oradores da história política do Piauí, natural de Pedro II – localidade serrana que venerava - o jurista-escritor, jornalista, procurador de Justiça do Distrito Federal e ex-deputado José Lourenço de Araújo Mourão, viveu sua trajetória como um homem voltado para o bem e para fazer o bem aos outros.
Político e homem simples, ligado ao povo e à terra, quando deixou Teresina para morar em Brasília, em 1963, e assumir cargo de promotor e chefe de gabinete do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, ele também conquistou quem o conhecia no Planalto Central. Deixou a vida que tanto amava no Piauí, levou a saudade do pai, o velho coronel Domingos Mourão Filho, para galgar os degraus que o deixaram em destaque também na história da magistratura brasileira. Nesse tempo era colega de Assembléia Legislativa, do então deputado Petrônio Portela, de quem foi aliado em alguns pleitos eleitorais.
Alem de colegas novos, mineiros, goianos, cariocas, fruto do trabalho no Ministério Público, José Lourenço circulou muito na periferia de Distrito Federal, onde moram os humildes, e recebia também muitos piauienses em casa, na superquadra 305 Sul, no Plano Piloto. Era gente que precisava de favores dos mais variáveis, desde uma simples passagem de ônibus para voltar à terrinha, ao acompanhamento de processos criminais e cíveis para aqueles que não podiam pagar os serviços jurisdicionais, e até mesmo para almoçar.
José Lourenço, faleceu em 1997, em um acidente de automóvel, juntamente com a irmã e viúva do saudoso advogado José Eduardo Pereira, Miriam. Ele morreu poucos dias depois de promover sua festa de aniversário, na casa da Socopo, onde vibrou com a presença dos amigos. Estava ainda, aos 72 anos, um homem lúcido, inteiro, e de raro bom humor. Tratava assuntos dos mais graves com a leveza de quem tinha a certeza que aquilo passaria.
Aquele ilustre piauiense detinha uma espirituosidade bem conhecida. Contava estórias ao seu jeito, exagerando em alguns tópicos justamente para fazer as pessoas rirem. Ele gostava de uma boa platéia. Suas piadas eram geralmente regionais ou relativas a alguém conhecido. Não eram as piadas de rua ou da literatura.Apelidava seus correligionários e adversários de acordo com as fases eleitorais das quais sempre participava, mesmo que somente para ajudar a eleger amigos. E elegeu várias vezes, em embates memoráveis, geralmente travados contra seu mais ferrenho e valoroso adversário, o deputado Nogueira Filho, de tradicional família pedrossegundense, falecido há dois anos..
Ele promovia os compositores e talentos entre os pedrosegundenses que o seguiam. Era o caso do “cumpade Carolho”, ou compositor Antonio Tomás, conforme respeitosamente José Lourenço o chamava. Isso para elevar a auto-estima daquela gasta personalidade do folclore local. “Carolho”, esquecido nos becos da cachaça, foi alçado à condição de compositor oficial da coligação Mourão-Chico Barros. E compôs uma música inesquecível, cuja entonação era a marca de uma campanha dos anos 70, “O Jarro”. Esse título tinha a pretensão de rimar jarro com Chico Barros (ou Barro), que era o candidato a prefeito contra “os bodes”, como eram chamados os adversários ligados aos Nogueira.
A música dizia mais ou menos assim: “Agora já chegou o jarro, Francisco Barro, com ele na mão. Agora a coisa vai ser diferente, pois com essa gente nós ganha a inleição”.
Após uma vitória apertada para a prefeitura, um jarro foi carregado como estandarte e o compositor foi carregado nos braços, tudo isso sob a batuta do agradável José Lourenço.
Muitas são as histórias sobre ele, sobre suas tiradas. Uma delas refere-se a um “caba” que foi visitá-lo na Fazenda Tamboril, local quente do sertão, mas a terra predileta por causa dos olhos d’água onde gostava de se banhar depois de um passeio a cavalo. O caba, vaqueiro cujo nome não lembro, pediu a ajuda do deputado para vingar-se de um sujeito que lhe havia dado uma surra num arrasta-pé.
-Doutor, ele me deu um tapa no “pé da urêa”. Chegou a arrancar um lubinho (cisto) que eu tinha embaixo do olho – reclamou o caba, querendo vingança.
-Mas rapaz, se o caboco te deu um tapa e te livrou de um lubinho na cara, ele fez foi te operar, foi melhor que um médico. Tu devia era agradecer ao rapaz – ponderou José Lourenço, com a aceitação do reclamante e os risos dos vaqueiros que ficavam na varanda contando “causos”.
José Lourenço era isso. Certa vez perdeu uma eleição para o Legislativo mesmo recebendo a fantástica – para a época, 1978 – votação de 11 mil eleitores somente em Pedro II. Foi a aritmética da legenda. Para se fazer uma comparação, seu irmão, o ex-deputado e médico Gerson Mourão, em 1986, foi eleito deputado estadual com quase sete mil votos mas em todo o estado, a maioria conseguidos em Teresina, onde foi mais reconhecido. O fato se deu devido ao peso da coligação vitoriosa entre Alberto Silva e Lucídio Portella, o que não ocorrera em 78.
Dia 25 de outubro completam oito anos que ele e Miriam foram embora. Espero que estejam olhando por nós. Espero que José Lourenço possa continuar lá fazendo o bem que sempre fez aqui, entre os mortais.

Sunday, October 23, 2005


"O sábio avalia o ignorante porque já foi ignorante; Mas o ignorante não pode avaliar o sábio, porque nunca foi sábio."

Cansada


Tô tão cansada.
Cansada de dar crédito pra quem ñ merece; cansada de ser gentil com quem ñ é comigo, cansada de querer agradar à todos, cansada de fofocas, mentiras e falsidades; cansada de acreditar q certas pessoas um dia vão mudar, cansada de gastar minhas energias tentando me explicar ou tentando amenizar situações; cansada de pensar q ñ é por mau, cansada de gente invejosa, cansada de gente q se acha dona da razão, cansada de perdoar e depois novamente me decepcionar...
Cansada de me cansar com as pessoas!!

Será q elas nuncam cansam de ser assim???



Thursday, October 20, 2005

Amizade


Amigos,

Mais uma benção em minha vida, meus amigos. Conheço muitas pessoas mas apenas algumas posso considerar amigos verdadeiros, e sei q esses realmente morrem por mim e eu por eles. Ñ estou falando da minha familia pq principalmente minha mãe e meus irmãos são muito mais q isso, estou falando da familia q a gente escolhe, aqueles q vão chegando de mancinho e conquistam um espaço no nosso coração e ñ importa a distância ou as diferenças estamos sempre ligados uns aos outros; nos preocupando, cuidando, comfortando, entendendo, aceitando, perdoando e o mais importante de tudo...Amando.
Nenhuma amizade é perfeita como nada no mundo é perfeito, o ser humano é o mais imperfeito de tudo e nosso destino é errar pra podermos aprender. As vezes discutimos ou até mesmo brigamos, acho q as vezes isso é necessário pq as vezes é assim q nos conhecemos melhor , aprendemos a lidar com nossos pontos fracos e aprendemos a respeitar mais uns aos outros, aprendemos q todos nós temos nossas falhas e q de vez em quando temos q perdoar ou até mesmo fechar os olhos mas nunca abandonar, nunca deixar de falar o q se passa no seu coração pq nem sempre o outro pode adivinhar.
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
Amizade é uma coisa mágica, ela surge quando menos esperamos e até com quem menos esperamos, acredito q os anjos q colocam as pessoas no nosso caminho. Pessoas com quem temos algo em comum ou pessoas q já conhecemos de outras vidas e nessa vida nos resta continuar esse laço mesmo q ñ dure pra sempre!!

E como meu amado Chaplin falou :

Cada um que passa em nossa vida, Passa sozinho ... Porque cada pessoa é única pra nós, E nenhuma substitui a outra... Cada um que passa em nossa vida, Passa sozinho, Mas não vai só... Cada um que passa em nossa vida, Leva um pouco de nós mesmos, E nos deixa um pouco de si mesmo... Há os que levam muito, Mas não há os que não levam nada... Há os que deixam muito, Mas não há os que não deixam nada... Esta é a mais bela realidade da vida. A prova tremenda da importância de cada um, É que ninguém se aproxima do outro por acaso...

Esse post é dedicado à todos os meus verdadeiros amigos!!!

Minha vida seria incompleta sem vcs!!

Wednesday, October 19, 2005

Garotinha


Cássia Eller - Malandragem

Quem sabe eu ainda sou uma garotinha
Esperando o ônibus da escola sozinha
Cansada com minhas meias três quartos
Rezando baixo pelos cantos
Por ser uma menina má
Quem sabe o príncipe virou um chato
Que vive dando no meu saco
Quem sabe a vida é não sonhar
Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem
Pois sou criança
E não conheço a verdade
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Bobeira é não viver a realidade
E eu ainda tenho uma tarde inteira
E eu ando nas ruas
Eu troco cheque
Mudo uma planta de lugar
Dirijo meu carro
Tomo o meu pileque
E ainda tenho tempo pra cantar
Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem
Pois sou criança
E não conheço a verdade
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Eu ando nas ruas
Eu troco cheque
Mudo uma planta de lugar
Dirijo meu carro
Tomo o meu pileque
E ainda tenho tempo pra cantar
Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem
Pois sou criança
E não conheço a verdade
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Quem sabe eu ainda sou uma garotinha...


* Eu ainda sou essa garotinha e q Deus me permita nunca deixar de ser!

Minha fadinha


Eu e minha fadinha

Aos 23 anos minha vida tomou outra direção, fiquei grávida. No inicil foi tudo muito confuso, era uma época muito louca, estava no auge da minha adolescência com direito a uma vida de muita droga, sexo e rock 'n roll e minha relacão com o Danny(pai ) já ñ era mais a mesma. Fizemos uma viagem pra Cuba, na esperança de resgatar a paixão e quando voltei, descobri q estava esperando um filho dele. Fiquei muito insegura, sem saber o q fazer, como falar pro Danny e se ele ia me apoiar se eu resolvesse ficar com o baby, ñ sabia nem se eu queria, por mim ainda era muito cedo e eu ñ estava preparada pra ser mãe.
Pensei muito, muito mesmo e ñ vinha nada mais na minha cabeça além de q essa criança tinha todo o direito de viver, eu já tinha feito 2 abortos e jurei nunca mais fazer. É engraçado pq antes q eu notasse eu já amava essa criaturinha dentro de mim, ñ era como as outras vezes, é como se ela já se comunicasse comigo, desdo inicio eu senti q dessa vez era diferente. Eu sempre tomava a pilula, ñ esquecia nenhum dia, tinha a maior paranoia com isso, só andava com ela no bolso, mas mesmo assim fiquei grávida, porisso q foi dificil de acreditar.
Depois q decidi q ia ter o bebê, liguei imediatamente pra minha mãe q me comfortou e falou q ia me ajudar no q fosse possivel, q ia me ajudar a cuidar da criança. Depois liguei pro meu pai, tinha o maior medo dele ñ aceitar e dizer q eu tava fazendo besteira, claro q ele ficou preocupado mas tb disse q ia me apoiar. Assim fiquei mais aliviada e mais segura e tomei coragem pra conversar com o Danny.
Danny ficou assustado pq achava q ñ ia ser um bom pai e q nossa relação ñ andava bem e tb pq trabalhava muito e ñ tinha tempo pra filhos. Minha opinião é q nunca é tempo pra ter filhos, estamos sempre ocupados com alguma coisa: estudos, trabalho, relação etc..
Enfim...resolvi ter o bebê com ou sem ele, mas no final ele terminou se rendendo.
Tive uma gravidez maravilhosa, sem problemas, só no finalzinho q ficou dificil, tinha engordado 22 kilos e minha barriga estava enorme, ñ via a hora de botar pra fora e pra aumentar minha curiosidade o baby veio uma semana atrasado.
Helena Gaya nasceu numa quarta - feira, no dia 26-09-2001, o único dia de sol numa semana chuvosa de final de verão. Fiquei boba, olhava pra ela o tempo todo, meio q em choque sem acreditar q eu era mãe, pensando na perfeição de tudo, no milagre da vida.

E hj, 4 anos depois, eu e Danny ñ estamos mais juntos , somos amigos e ele é um ótimo pai, super carinhoso e faz tudo por ela. Me sinto cada vez mais abençoada, cada dia q passa ela me surpreende mais, seu carinho, sua inteligência, seu gênio de quem sabe o q quer, seu jeito sapeca de me olhar quando quer algo ou quando andou aprontando, tudo nela me faz parar no tempo e esquecer do resto do mundo. Agradeço a Deus todos os dias por essa criaturinha fazer parte da minha vida, por ela ter me escolhido, por ela ter confiado em mim. Ela sim, veio pra mim ensinar muitas coisas, ela sim, me faz querer ser o melhor q eu posso ser!

Fotolog da Nena:
http://www.fotolog.net/hgaya

Tuesday, October 18, 2005

A Fada Azul




by Oswaldo Montenegro


Ela dança as fases da lua
tece vento e o ar rodopia
põe no colo os bichos das ruas
põe no chão quem quer correria
põe as mãos de alguém entre as suas
e é o nascer de um sol, mais um dia
Do aroma rosa da arte
ela extrai a cor da alegria
do lilás do olhar de quem parte
faz o azul de quem ficaria
do vermelho ardor do estandarte
o nascer de um sol, mais um dia
Tem a solidão do poeta
a paixão da chuva tardia
escultora da linha reta
que a luz percorre e esta via
salta do seu olho, é uma seta
o nascer do sol, mais um dia
São brilhos de estrelas na perna
e a noite que a estrela anuncia
a paixão é estranha caverna
quem tem medo e amor já sabia
uma noite nunca é eterna
é o nascer do sol, mais um dia
Ela pisa as ruas do tempo
já foi louca, princesa e Maria
faz de azul mais que cor, sentimento
mina d'água, azul, poesia
faz soar as rimas que invento
e é o nascer do sol, mais um dia